Homem é preso por tentar matar mulher a facadas quando voltava de balneário no AC
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Suspeito foi preso na manhã desta quinta-feira (8) em Cruzeiro do Sul
Arquivo/Polícia Civil
José Melo de Andrade foi preso na manhã desta quinta-feira (8) por tentar matar a mulher a facadas na Comunidade Liberdade, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A vítima foi atingida com dois golpes em um dos braços.
O suspeito estava escondido na casa de um amigo na Comunidade Liberdade quando os policiais da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dempca) chegaram para cumprir um mandado de prisão preventiva.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O crime ocorreu na tarde dessa quarta (7) quando a vítima voltava de um balneário com o marido, a filha e outros familiares. Segundo a Polícia Civil, no caminho para casa, depois de levar os familiares em uma moto, o suspeito atacou de repente a vítima.
Sem motivo aparente, tentou acertar uma facada no peito da mulher, que se defendeu colocando o braço à frente. Ela acabou sofrendo dois cortes profundos e caiu no chão.
LEIA MAIS
Acre tem o ano mais letal desta década para mulheres
Mulher é resgatada com 3 crianças após pedir socorro à mãe em áudio: 'Me ajuda, ele bateu na minha cara'
Mesmo caída e vulnerável, o suspeito continuou o ataque e tentou acertar outro golpe, mas a mulher conseguiu escapar e pessoas que estavam próximas, incluindo a filha do casal, a ajudaram fugir.
Retrospectiva do g1 relembra tragédias de feminicídio no Acre
'Homem de verdade'
Depois de se soltar das pessoas que tentavam contê-lo, conforme a polícia, o suspeito ainda correu atrás da vítima e, ao alcançá-la, fez uma grave ameaça: “Te deita no chão, que agora eu vou te mostrar como sou homem de verdade”.
Por causa das agressões, a vítima precisou de atendimento médico imediato e pegou 11 pontos em um corte e dois em outro.
O delegado responsável pelo caso, Heverton Carvalho, disse que o suspeito alegou em depoimento que estava bêbado.
“Trata-se de um caso extremamente grave, em que a vítima só não foi morta graças à própria reação e à intervenção de terceiros. A prisão preventiva foi necessária para garantir a ordem pública e preservar a integridade física da vítima, diante do histórico de violência doméstica e da clara intenção homicida demonstrada pelo autor", disse.
A PM do Acre disponibiliza os seguintes números para denunciar casos de violência contra a mulher:
(68) 99609-3901
(68) 99611-3224
(68) 99610-4372
(68) 99614-2935
Veja outras formas de denunciar:
Polícia Militar - 190: quando a criança está correndo risco imediato;
Samu - 192: para pedidos de socorro urgentes;
Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres;
Qualquer delegacia de polícia;
Secretaria de Estado da Mulher (Semulher): recebe denúncias de violações de direitos da mulher no Acre. Telefone: (68) 99930-0420. Endereço: Travessa João XXIII, 1137, Village Wilde Maciel.
Disque 100: recebe denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa;
Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, precisam fazer notificação compulsória em casos de suspeita de violência. Essa notificação é encaminhada aos conselhos tutelares e polícia;
WhatsApp do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: (61) 99656- 5008;
Ministério Público;
Videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Reveja os telejornais do Acre