Goleiro Bruno estreia no Vasco-AC, time que tem no elenco quatro jogadores presos por estupro
19/02/2026
(Foto: Reprodução) Goleiro Bruno estreia no Vasco-AC na Arena da Floresta, em Rio Branco, nesta quinta-feira (19)
Franciele Julião/Rede Amazônica Acre
O goleiro Bruno Fernandes foi confirmado como titular no jogo do Vasco-AC contra o Velo Clube, nesta quinta-feira (19), no Estádio Arena da Floresta, em Rio Branco. O goleiro retornou ao Acre após cinco anos para jogar no Vasco-AC, time que está no centro de uma polêmica com quatro jogadores presos por estupro coletivo. Eles negam o crime. (Entenda abaixo)
Condenado a 22 anos pelo homicídio triplamente qualificado da modelo Eliza Samudio, Bruno chegou ao estado acreano no último domingo (15) e se apresentou na segunda (16), no Campo da Fazendinha. Ele foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na tarde dessa quarta (18).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
No início do mês, o goleiro publicou nas redes sociais imagens comemorando o “retorno” ao Maracanã, desta vez como torcedor do Flamengo. Dias depois, a Justiça do Rio deu prazo de cinco dias, a partir da intimação, para que Bruno se apresentasse ao Conselho Penitenciário e regularizasse o livramento condicional.
O g1 apurou que Bruno compareceu a Justiça carioca no dia 11 de fevereiro e participou do ato de livramento condicional. Com isso, ele cumpriu com a obrigação legal de se apresentar.
2ª passagem pelo Acre
Bruno defendeu o Rio Branco-AC no segundo turno do Campeonato Acreano de 2020 e também no Campeonato Brasileiro da Série D. Foram 18 jogos ao todo e um gol marcado, este no empate com o Bragantino-PA por 1 a 1, pela oitava rodada da Série D, na Arena Acreana, na capital.
A passagem do goleiro pelo Acre foi marcada por polêmicas. Logo após anúncio da contratação, uma rede de supermercados na capital anunciou suspensão do patrocínio e a então técnica Rose Costa, que faria trabalho com futebol feminino, se desligou do Rio Branco-AC.
Em setembro de 2020, o goleiro foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica durante passagem pelo Acre. Após recurso, conseguiu liminar que autorizava retirar antes dos treinos e jogos.
Bruno Fernandes volta a jogar no Acre após cinco anos
Franciele Julião/Rede Amazônica Acre
Jogadores presos por estupro coletivo
Os jogadores Erick Luiz Serpa Santos Oliveira, Matheus Silva, Brian Peixoto Henrique Iliziario e Alex Pires Júnior são investigados pelo estupro de duas mulheres na noite da última sexta-feira (13), na capital. O primeiro está preso preventivamente desde domingo (15) e o restante se apresentou à polícia na terça-feira (17).
Em nota anterior, o Vasco-AC afirmou que não compactua com qualquer forma de violência e que adotará as medidas cabíveis no âmbito interno, conforme o andamento das investigações.
O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no sábado (14). O delegado Alcino Souza, que estava de plantão, informou que encontrou as vítimas na Maternidade Bárbara Heliodora. Segundo ele, as mulheres haviam procurado a delegacia pela manhã, mas não conseguiram formalizar a ocorrência naquele momento e foram encaminhadas para atendimento médico.
Alex Pires Júnior, o Lekinho, se entrega à polícia por suspeita de estupro em Rio Branco
As vítimas relataram medo de retaliação e foram orientadas por uma assistente social a registrar a denúncia. "Indicaram os nomes, o local que poderiam estar, que é o alojamento. Eu reuni uma equipe e fomos até o local. É uma casa bem grande, onde ficam vários jogadores, e lá conduzi o Erick Serpa para a delegacia. Os outros não estavam", afirmou.
Ainda conforme a polícia, as mulheres foram ao alojamento para se relacionar de forma consensual com os jogadores, mas teriam sido submetidas aos abusos posteriormente. "Você só vai até o ponto em que ambos querem. Então, foi nesse contexto a situação", resumiu o delegado.
Nessa quarta (18), Alex Pires Júnior (Lekinho), Matheus Silva e Brian Peixoto Henrique Iliziario, do Vasco da Gama-AC tiveram a prisão temporária mantida na audiência de custódia e devem ficar detidos por até 40 dias. Eles foram levados ao Complexo Prisional de Rio Branco, onde já estava Erick Serpa.
O treinador Eric Rodrigues disse, em entrevista ao g1, que esta não foi a primeira vez que os jogadores levaram mulheres para o alojamento -- comportamento este proibido pelo time. Além disso, chegou a criticar, em entrevista a emissoras locais, a investigação da Polícia Civil e a denúncia.
As falas polêmicas motivaram a Secretaria de Estado da Mulher divulgar, na terça-feira (17), uma nota de repúdio às declarações do treinador. No texto, a pasta afirma que o treinador desqualificou o trabalho técnico, ético e legal da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), ao insinuar suposta parcialidade na condução das investigações.
Jogadores do Vasco-AC são investigados por estupro
Arquivo/Jhon Lennon e Sueli Rodrigues
O que dizem as defesas
Ao g1, o advogado Atevaldo Santana, que defende os jogadores Matheus e Brian, explicou que pretende entrar com recurso contra a decisão judicial.
"Embora o juiz não tenha alterado da vara das garantias, agora a tarde [quarta, 18] a defesa irá entrar com pedido de habeas corpus para reverter a situação dos jogadores, que devem ficar presos por cerca de 40 dias", disse.
LEIA TAMBÉM:
Advogado é preso suspeito de estuprar e manter homem preso em motel no Acre
Acre registra mais de 600 casos de estupro em sete meses; 80% das vítimas são vulneráveis
Jovem que denunciou Mister Teen Acre por estupro é ouvida pela polícia em Rio Branco
'Sexo sem consentimento é estupro', diz secretária após falas de técnico sobre investigação contra jogadores do Vasco-AC
Já o advogado de Robson Aguiar, da defesa de Alex Pires Júnior, disse que o cliente e os demais jogadores devem ser encaminhados ao Complexo Prisional de Rio Branco.
"O juiz não entrou no mérito quanto a revogação da prisão, com isso, eles devem ficar na mesma cela do Complexo Prisional. Estamos preparando o habeas corpus tanto para o tribunal quanto para o juiz que decretou a prisão", concluiu.
Reveja os telejornais do Acre